Relembrando os Bans de XY/ORAS OU

Feito por Celticpride. Traduzido por Mitsuki.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Arte por LifeisDANK

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Embora nas gerações mais antigas o conceito de banir qualquer coisa exceto Pokémon lendários fosse considerado estranho e absurdo, esse simplesmente não é mais o caso desde a introdução de suspect tests pela Smogon durante a geração DPP. Além disso, a Smogon começou a ter uma posição mais relaxada em relação ao banimento precoce de lendários, injetando no metagame ameaças poderosas que geralmente vinham acompanhadas de uma ampla movepool e ótimos base stats, tais como Deoxys, Keldeo e Genesect. Finalmente, devido ao lançamento de Pokémon cada vez mais fortes, o aumento do número de Pokémon disponíveis, e a filosofia de estar sempre tentando melhorar o metagame através de suspect tests, banimentos vêm se tornando mais comuns. Isso não quer dizer que a Smogon está sempre tentando banir ameaças; como os suspects de Metagrossite e o de Sablenite provaram, às vezes a comunidade prefere deixar tudo do jeito que está. Esse artigo tem como objetivo providenciar uma retrospectiva da história dos banimentos de XY OU e assim tornar mais fácil de entender como e porquê o metagame seguiu na direção em que ele terminou.

Banlist Inicial de OU

Toda geração começa com uma banlist inicial. Normalmente ela é composta pelos Pokémon lendários das capas, mas também pode incluir outros Pokémon considerados muito fortes para OU. A banlist inicial de XY incluía: todas as formas de Arceus, Darkrai, Deoxys-A, Dialga, Giratina, Giratina-O, Groudon, Ho-Oh, Kyogre, Kyurem-W, Lugia, Mewtwo, Palkia, Rayquaza, Reshiram, Shaymin-S, Xerneas, Yveltal e Zekrom. Todos citados anteriormente possuem um BST de 670 ou mais, exceto Darkrai, Deoxys-A e Shaymin-S, os quais possuem Speed tiers extremamente altas e, simultaneamente, um potente arsenal ofensivo.

Quickbans

Pouco tempo depois que a banlist inicial foi estabelecida, o conselho de OU decidiu fazer novas adições a ela na forma de quickbans. Quickbans podem ser definidos como algo que o conselho sente que deveria ter feito parte da banlist inicial, e que se fosse feito um suspect test o resultado seria totalmente prevísivel. Entretanto, quickbans costumam ser usados de forma conservadora.

12 de novembro de 2013

Blaziken Deoxys

Quickban: Blaziken and Deoxys

Blaziken foi vítima de quickban principalmente por conta de sua habilidade Speed Boost. Blaziken já era um wallbreaker muito potente, e Speed Boost o diferenciava de outros wallbreakers, já que permitia que ele pudesse pressionar equipes ofensivas de forma relativamente fácil. Blaziken podia conseguir um aumento em sua Speed quase que garantidamente, e caso também conseguisse um boost de Swords Dance, era capaz de encerrar a partida rapidamente, já que podia sair facilmente do controle do oponente. Blaziken também possuía uma vasta movepool, que lhe tornava capaz de derrotar os seus checks com uma de suas opções de coverage. Por último, ele recebeu acesso a Baton Pass em XY, permitindo-lhe passar boosts para seus companheiros de time caso não conseguisse lidar com uma ameaça, o tornando ainda mais perigoso.

Deoxys foi banido devido à sua grande capacidade ofensiva e ótima Speed tier. Sendo uma versão um pouco mais resistente e menos poderosa que Deoxys-A, é fácil entender o porquê de Deoxys ter sido banido da tier rapidamente. Assim como Blaziken, ele possuía coverage para derrotar qualquer um de seus checks, podia derrotar cores defensivos e exercia uma grande pressão a equipes ofensivas devido a sua Speed máxima de 438. Ele também tem acesso a Spikes e Stealth Rock, permitindo-lhe agir como um potente hazard setter quando desejado.

Tópicos Relevantes:

2 de dezembro de 2013

Mega Gengar

Quickban: Gengarite

Mega Gengar (efetivamente banido como consequência de se banir Gengarite) levou quickban pouco tempo após Blaziken e Deoxys. Isso aconteceu principalmente por causa de Shadow Tag, que permitia que Mega Gengar removesse qualquer Pokémon da partida com um custo relativamente baixo. Isso destruía qualquer tipo de counterplay defensivo e abria caminho para vários sweepers uma vez que seus counters fossem derrotados por Mega Gengar.

Tópicos Relevantes:

18 de dezembro de 2013

Mega Kangaskhan

Quickban: Kangaskhanite

Mega Kangaskhan rapidamente se tornou uma ameaça em Overused. Parental Bond e Power-Up Punch permitiam que ela dobrasse seu Attack em apenas um turno. Além disso, Parental Bond também aumentava o Attack de Kangaskhan de forma significativa, ao mesmo tempo em que quebrava Substitutes. Mega Kangaskhan também possuía extensa movepool para complementar sua já decente coverage proporcionada por seu tipo, bem como Sucker Punch para contornar sua falta de Speed contra equipes mais ofensivas.

Tópicos Relevantes:

Suspect Tests de XY

16 de fevereiro de 2014

Mega Lucario Genesect Deoxys-S

Primeiro round de suspect test em XY: Lucarionite, Genesect e Deoxys-S

Para o primeiro suspect test de XY OU, três Pokémon foram escolhidos. Mega Lucario conseguia causar muito dano entre o seu acesso a Nasty Plot e Swords Dance, diversas formas de prioridade com Bullet Punch, Extreme Speed e Vacuum Wave, invejáveis 112 de base Speed, uma combinação de tipos decente e e golpes de STAB ridiculamente poderosos como Close Combat, Flash Cannon, Focus Blast e Iron Tail, fortalecidos ainda mais por Adaptability.

Genesect trazia uma versatilidade tremenda para a tier. Entre Choice Scarf, Choice Band, Rock Polish ou qualquer outro set de seu arsenal, Genesect conseguia facilmente se encaixar em qualquer equipe. Ele também ganhava momentum de forma absurdamente fácil graças a um potencial boost de Download ao seu STAB U-Turn e uma combinação que tipos que lhe permitia fazer pivot facilmente, tornando a escolha de Genesect para o suspect bem merecida.

Deoxys-S era visto como ameaçador, mas sua estadia em OU iria durar um pouco mais. Nós nos aprofundaremos um pouco mais nisso durante o segundo suspect de Deoxys-S.

Resultados:

  • Lucarionite: Uber com uma supermaioria de 94%.
  • Genesect: Uber com uma supermaioria de 62%.
  • Deoxys-S: OU OU com uma minoria de 37% pró-ban.

Tópicos Relevantes

6 de abril de 2014

Klefki Thundurus

Segundo round de suspect test em XY: Swagger

Equipes de SwagPlay tornaram-se muito comuns na ladder, transformando o jogo em um concurso de RNG. Os times frequentemente consistiam em múltiplos usuários de Swagger, Thunder Wave, Foul Play e Prankster. Simplesmente começavam utilizando Swagger ou Thunder Wave nos primeiros dois turnos e então usavam Foul Play para se aproveitarem do boost proporcionado ao Attack do oponente, permitindo que Pokémon fracos como Liepard fossem capazes de causar muito dano. A matemática surpreendente em favor dos usuários de SwagPlay fez com que muitos considerassem a estratégia como não-competitiva, levando uma grande quantidade dos jogadores a concordarem com o ban de Swagger, colocando um fim a esse tipo de equipe.

Resultado:

  • Swagger: Uber com uma supermaioria de 86%.

Tópicos Relevante

25 de junho de 2014

Scolipede Smeargle Espeon

Terceiro round de suspect test em XY: Baton Pass

Correntes de Baton Pass começaram a se tornar muito comuns na ladder durante os meses antecedentes ao seu suspect, causando diversas discussões sobre o tema antes mesmo do suspect em si. O formato do suspect também foi bastante único, já que ele apresentava três opções: (1) não fazer nada, (2) um banimento complexo ao reduzir o número de usuários de Baton Pass por equipe ou (3) um banimento complexo para decidir se Baton Pass poderia ser utilizado com habilidades específicas, especificamente Magic Bounce e Speed Boost. A primeira corrente de Baton Pass era bastante linear: ela começava com Scolipede, que fazia stall com Protect e Substitute para acumular boosts em Speed e então os passava para um membro da equipe. Os boosts frequentemente eram passados para Vaporeon, que utilizava Acid Armor para acumular boosts em Defense, ou para Smeargle, que podia utilizar Spore para incapacitar certas ameaças, e fazer setup de Quiver Dance ou utilizar Ingrain para fornecer um meio de recovery passivo para o próximo Pokémon. Depois de alguns boosts, o último receptor normalmente era Espeon, que utilizava Magic Bounce para bloquear Roar, Taunt e Whirlwind, ou Sylveon, que era imune a Dragon Tail. Esses Pokémon podiam aumentar seus próprios stats com Calm Mind e eram capazes de fazer sweep facilmente com Stored Power após acumular certa quantidade de boosts. Correntes de Baton Pass também possuíam escasso counterplay e podiam se adaptar para lidarem com quaisquer ameaças que surgiam conforme o metagame ia se adaptando a tal corrente.p>

No fim, a opção 2 venceu: restringir Baton Pass a 3 ou menos Pokémon em uma única equipe. No entanto, essa não seria a última vez que veríamos Baton Pass receber restrições.

Resultado:

  • Baton Pass: Opção 2 com uma maioria de 62%.

Tópicos Relevantes

9 de julho de 2014

Parte 2: Restrição de um usuário de Baton Pass por equipe em vez de três

O nerf inicial não foi muito eficaz em neutralizar Baton Pass, e pouco tempo depois do suspect test, o conselho fez um ajuste e reduziu novamente o número de Pokémon em uma equipe capazes de utilizar Baton Pass. As novas e adaptadas equipes agora incluíam um usuário de dual screens e um possível recipiente secundário em Clefable, em adição aos usuários tradicionais de Baton Pass.

Tópicos Relevantes

Jul 6, 2015

Parte 3: Limite de 1 usuário de Baton Pass; o usuário não pode ter uma maneira de aumentar sua Speed com outros stats.

A iteração final da Baton Pass Clause veio quase um ano após a implementação da segunda versão da clause. Isso veio como consequência das equipes denominadas "GeoPass". A equipe era bem simples e pode ser vista aqui.

Tópicos Relevantes

10 de julho de 2014

Deoxys-D Deoxys-S

Quarto round de suspect test em XY: Deoxys-D e Deoxys-S

Deoxys-S escapou de sua visita a Uberlândia no primeiro suspect test de XY, mas isso só serviu como um breve adiamento de sua viagem. Ele se destacava em uma série de papéis, servindo como um cleaner que podia dar revenge kill em virtualmente qualquer usuário de Choice Scarf, dando outspeed até mesmo em Garchomp Choice Scarf com nature Timid e máximo investimento em Speed, ou ainda como um suicide lead que garantia Stealth Rock ou, no mínimo, uma camada de Spikes.

Deoxys-D, por outro lado, tirava vantagem de seu tremendo bulk natural como um incrível lead. Ele era extremamente difícil de se dar OHKO, poderia usar Mental Herb ou Red Card para atrapalhar leads adversários e era rápido o suficiente para usar Taunt contra a maioria das outras opções de lead. Um fator chave no funcionamento de Deoxys-D era sua capacidade de conseguir colocar Stealth Rock e Spikes contra equipes mais lentas, já que ele era comumente encontrado em equipes hyper offense que forçavam um counterplay mais defensivo. Deoxys-D, indiscutivelmente, era capaz de desequilibrar esse matchup maior do que qualquer outro sweeper poderia, devido à sua capacidade de colocar hazards em campo confiavelmente.

Resultados:

  • Deoxys-D: Uber com uma supermaioria de 78%.
  • Deoxys-S: Uber com uma supermaioria de 79%.

Tópicos Relevantes

2 de agosto de 2014

Aegislash

Quinto round de suspect test em XY: Aegislash

Aegislash foi um dos Pokémon mais dominantes que OU já viu. A combinação única de King’s Shield e Stance Change fez de Aegislash um ótimo pivot, wallbreaker, sweeper e tudo o mais. Sua combinação de tipos defensiva em Steel / Ghost lhe permitia fazer check a uma enorme quantidade de diferentes ameaças em OU, reduzindo drasticamente a viabilidade de Pokémon como Mega Gardevoir e Mega Heracross. Aegislash possuía uma grande versatilidade de sets e poderia também derrotar cores defensivos graças ao seu monstruoso poder de ataque combinado a ótimas opções de STAB em Shadow Ball e Flash Cannon e coverage em Sacred Sword.

Resultado:

  • Aegislash: Uber com uma supermaioria de 62%.

Tópicos Relevantes:

24 de agosto de 2014

Mega Mawile

Sexto round de suspect test em XY: Mawilite

Pouco tempo após Aegislash, o conselho de OU ainda não estava satisfeito. Mega Mawile foi o próximo suspect, e não é difícil de entender o porquê. Mawile possuía uma ótima combinação de tipos defensiva em Steel / Fairy, e como consequência, conseguia fazer pivot facilmente. STAB Play Rough fortalecido por Huge Power a tornou uma grande ameaça como wallbreaker, e Mega Mawile tinha opções como Fire Fang, Iron Head e Focus Punch para derrotar ameaças comuns que resistiam ao seu principal move de STAB. Sucker Punch também era um move mandatório em Mega Mawile, contornando sua falta de Speed e a tornando uma grande ameaça para equipes mais ofensivas também. Além disso, ela também tinha ótimos moves para melhorar seu desempenho como wallbreaker em Swords Dance e Substitute.

Resultado:

  • Mawilite: Uber com uma supermaioria de 78%.

Tópicos Relevantes

Era ORAS

28 de novembro de 2014

Mega Salamence

Quickban: Salamencite

Mega Salamence foi a única Mega Evolução introduzida em ORAS a merecer um quickban. E rapaz, como esse bicho era forte. Mega Salamence era tremendamente bulky, especialmente no lado physical. Seu set ofensivo com Dragon Dance derrotava a maioria de seus checks. Um set mais lento usando Refresh e Roost era certamente viável também. Seus 120 de base Speed eram um diferencial sobre outros Dragon Dancers, já que ele poderia dar outspeed em várias ameaças antes mesmo de fazer setup, e essa Speed tier também limitava usuários de Choice Scarf que poderiam sonhar em lhe dar revenge kill (Greninja Choice Scarf, alguém?). Esse quickban foi indiscutível, e causou pouca ou quase nenhuma controvérsia.

Tópicos Relevantes

11 de janeiro de 2015

Greninja

Primeiro round de suspect test em ORAS: Greninja

Greninja já havia sido uma grande ameaça durante XY, já que ele poderia causar muito dano graças a Protean e também tinha ótimos 120 de base Speed. No entanto, ORAS chegou e com ele Greninja ganhou dois moves de coverage que o tornariam ainda melhor: Gunk Shot e Low Kick. Gunk Shot permitia que Greninja derrotasse Fairy-types como Clefairy e Azumarill, que eram alguns dos poucos Pokémon capazes de lhe fazer check consistentemente em XY. Low Kick deu a Greninja outra opção de coverage que, embora não atingisse qualquer coisa que Greninja já poderia atingir anteriormente, oferecia certa role compression em certos casos (*). Esses fatores colocaram Greninja sob o olhar de muitos jogadores, e ele foi prontamente banido como resultado.

Resultado:

  • Greninja: Uber com uma supermaioria de 82%.

Tópicos Relevantes

7 de março de 2015

Mega Metagross

Segundo round de suspect test em ORAS: Metagrossite

Mega Metagross possui a honra de ser o primeiro Pokémon a evitar à ida para Ubers desde Deoxys-S no primeiro suspect test de XY. Mega Metagross parece um gigante à primeira vista, com um bulk titânico, decentes 110 de base Speed e muitas opções de coverage fortalecidas por Tough Claws, que certamente parecem ameaçadoras no papel e continuam sendo muito ameaçadoras na prática. Contudo, parecia que faltava alguma coisa a Mega Metagross, o suficiente para evitar o seu banimento. Seu moveset de dois STAB moves, Hammer Arm e Grass Knot parecia torná-lo um forte wallbreaker, especialmente considerando que Grass Knot atingia physical walls como Slowbro e Hippowdon com bastante força. Entretanto, os defeitos de Metagross não tardariam a aparecer: ele era dependente de predicts e limitado à sua coverage, especialmente quando um set com Pursuit ou Bullet Punch era usado. O metagame começou a se adaptar a ele tanto antes quanto depois de seu suspect, com opções como Slowking e Garchomp Rocky Helmet se tornando mais populares.

Resultado:

  • Metagrossite: OU com uma simples maioria de 57% pró-ban.

Tópicos Relevantes

15 de maio de 2015

Aegislash

Terceiro round de suspect test em ORAS: Aegislash

Ah, o único suspect da sexta geração que propôs a volta de um Pokémon de Uber, sendo que este havia sido inicialmente banido por uma pequena margem. Estaria a comunidade ainda confusa? Em uma palavra: não. A comunidade parecia rejeitar veementemente a ideia de ter Aegislash de volta. Para muitos, trazer de volta um Pokémon de Ubers era um mal, já que para eles OU precisava de mais ameaças banidas para atingir um certo nível geral de deflação. A forte opinião da comunidade levou a um rápido suspect test iniciado pouco tempo depois. No fim, o pobre Aegislash não teve chance.

Resultado:

  • Aegislash: Uber com uma supermaioria de 73%.

Tópicos Relevantes

5 de junho de 2015

Landorus

Quarto round de suspect test em ORAS: Landorus

Escondido nas sombras em meio a outras ameaças mais poderosas, Landorus eventualmente ganhou seu próprio suspect, tendo um poder absurdo graças à combinação de Life Orb e Sheer Force, que faziam de Earth Power um perigo para se dar switch-in. Com Earth Power causando grande dano a praticamente todos os Pokémon não-imunes a Ground, Landorus podia utilizar praticamente quaisquer outros moves e continuar sendo efetivo. Opções como Knock Off, Focus Blast, Sludge Wave, Psychic, Calm Mind e Rock Polish eram todas comuns e atenuavam alguns dos piores matchups de Landorus, como derrotar Chansey com Knock Off removendo sua Eviolite, ou Rock Polish permitindo-lhe devastar equipes ofensivas caso tivesse chance de fazer setup. Sendo tão versátil, Landorus impulsionou a viabilidade de seus poucos counters, Cresselia sendo o exemplo mais notável.

Resultado:

  • Landorus: Uber com uma supermaioria de 76%.

Tópicos Relevantes

11 de dezembro de 2015

Mega Sableye Gothitelle

Quinto round de suspect test em ORAS: Sablenite e Shadow Tag

Com o então chamado "GothStall" infestando a ladder durante o segundo OLT, o conselho decidiu que algo deveria ser feito. Havia dois culpados principais da eficácia de GothStall, Mega Sableye e Gothitelle. Mega Sableye poderia dar switch-in na maioria dos usuários de Stealth Rock e Spikes com facilidade, garantindo ao usuário de GothStall um controle absoluto em relação a hazards. Como resultado disso, se tornava muito mais difícil derrotar os companheiros de equipe de Sableye, como Chansey, Quagsire e Skarmory, porque uma estratégia comum para derrubar stall é o uso de Stealth Rock e camadas de Spikes para transformar 3HKOs em 2HKOs.

Gothitelle foi a culpada principal do suspect de Shadow Tag. Graças à sua habilidade ela poderia prender muitos tipos diferentes de wallbreakers e os tornar inúteis ao lhes passar Choice Scarf. Stallbreakers como Clefable e Manaphy dependiam de moves de boost e, uma vez que recebiam Choice Scarf, se tornavam inúteis. Isso fez com que equipes de stall com Gothitelle só fossem derrotadas por poucos wallbreakers, como Mega Heracross. Isto também causou que opções de niche como Togekiss Shed Shell fossem cada vez mais utilizadas como forma de derrotar esse tipo de time.

Ao final do suspect, apenas Shadow Tag recebeu votos suficientes para ser banido. Mega Sableye tornou-se a segunda Mega Evolução de ORAS a ser parte de um suspect e não receber votos suficientes para um possível banimento.

Resultados:

  • Sablenite: OU com uma simples maioria de 53,5% pró-ban.
  • Shadow Tag: Uber com uma supermaioria de 89%.

Tópicos Relevantes

15 de abril de 2016

Hoopa-U

Sexto round de suspect test em ORAS: Hoopa-U

Introduzido na metade de ORAS, Hoopa-U imediatamente se estabeleceu como uma das maiores ameaças da tier. Capaz de causar bastante dano tanto pelo lado physical quanto pelo special e tendo como moves de STAB Hyperspace Fury e Dark Pulse, Hoopa-U era capaz de causar uma grande pressão ofensiva. A popularidade de seu set Choice Specs em particular fez Hoopa-U ultrapassar os limites para um potencial suspect, principalmente porque o set de Choice Specs não sofria recoil, ao contrário do set de Life Orb, e precisava de poucos moves para atingir o metagame inteiro, necessitando de apenas 3 slots para isso (Dark Pulse, Psychic e Focus Blast), enquanto um set de Choice Band precisaria de quatro slots e ainda assim não faria o mesmo. Embora ele tivesse pontos fracos, como a falta de physical bulk e ser suscetível a Pursuit, Hoopa-U foi banido por uma margem bem estreita.

Resultado:

  • Hoopa-U: Uber com uma supermaioria de 61%.

Tópicos Relevantes

17 de novembro de 2016

Mega Sableye

Sétimo round de suspect tests em ORAS: Sablenite

Mega Sableye havia sido escolhido novamente para um suspect test quando ORAS OU estava perto de seu fim. Muitas das características pelas quais ele havia sido escolhido na primeira vez ainda estavam presentes em seu segundo teste. Devido a Magic Bounce, Mega Sableye exercia um controle único sobre hazards, fazendo com que times stall se tornassem difíceis de derrotar. Magic Bounce também ajudou Mega Sableye a deter a maioria dos stallbreakers usuários de Taunt, que poderiam causar problemas a equipes stall. Além de Magic Bounce, Mega Sableye também possuía um enorme bulk e apenas uma fraqueza, sendo uma escolha natural para equipes defensivas. Em seu segundo suspect test, Mega Sableye acabou banido de OU devido à eficácia que tinha em equipes stall e seu matchup no metagame.

Resultado:

  • Sablenite: Uber com uma supermaioria de 66%.

Tópicos Relevantes

Conclusão

E é isso. O processo de tiering de XY/ORAS foi bem longo, tendo se estendido desde o lançamento de sua banlist inicial até o banimento de Sablenite pouco antes do lançamento de Sun e Moon. Vários suspects não convencionais foram explorados, juntamente com alguns reincidentes que já haviam sido banidos em gerações anteriores. Todavia, embora o tiering de ORAS OU possa estar acabado, as coisas não ficam do mesmo jeito por muito tempo. Quickbans e suspect tests para SM OU já deram as caras antes mesmo do lançamento deste artigo, o que significa que temos uma nova geração inteira de tiering esperando para ser explorada!

HTML por The Dutch Plumberjack | Design por jumpluff.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »