Cobertura do Suspect: Salamence em ORAS UU

UU Suspect Coverage: Salamence

Feito por Shiba. Arte por LifeisDANK. Traduzido por Highways.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »

Introdução

Salamence art by LifeisDANK

Com a introdução de Omega Ruby e Alpha Sapphire no final de novembro de 2014, numerosas ameaças desceram e subiram através das tiers devido a "síndrome do novo brinquedo". No segundo estágio de ORAS UU (fevereiro de 2015), um dos mais influentes Pokémon que já agraciaram a tier, Salamence, chegou. Com a ability de sobressair-se em várias funções e em quase todo estilo de jogo graças à sua combinação de tipos excelente tanto ofensivamente como defensivamente, excepcionais stats (em particular seu 135 base Attack e seu 110 base Special Attack), um movepool expansivo e duas abilities muito úteis em Intimidate e Moxie, muitos pensaram que ele seria uma fantástica adição para a tier. E foi. Salamence permaneceu no topo dos viability rankings durante todo o ano e meio que ficou na tier. Recentemente, mais e mais ameaças ofensivas começaram a descer de OU, como Alakazam, Sylveon, Celebi e Conkeldurr, tornando difícil para qualquer um conseguir segurar todos os Pokémon ofensivos em uma só equipe. Após o banimento de Alakazam, os tier leaders de UU colocaram seus olhos em Salamence.


Sample sets

Salamence

A maior parte do talento ofensivo de Salamence tem como raiz seu massivo 135 base Attack assim como o seu acesso a Dragon Dance, o que permite que ele se torne um assustador wallbreaker e sweeper após um só boost. As escolhas de coverage moves de seu Dragon Dance set são Earthquake ou Fire Blast para Steel-types como Cobalion e Doublade e Iron Tail para os onipresentes Fairy-types como Sylveon e Whimsicott. Sem uma junção de contramedidas, Dragon Dance Salamence pode proceder a fazer wallbreak ou limpar times com facilidade como é demonstrado neste UU Replay que apresenta uma batalha entre Advantage e Realistic Waters, onde Salamence mostra sua capacidade de fazer sweeps no late-game. Embora este fosse apenas um dos sets de Salamence, foi com certeza um de seus mais assustadores.

Salamence

Mixed Salamence mostra sua bruta força como um wallbreaker. Carregar ataques physical e special do tipo Dragon com STAB permitem que Salamence dê uma quantidade imensa de dano em qualquer Pokémon que tente entrar no campo. Além disso, caso Salamence seja complementado com opções de coverage como Fire Blast e Iron Tail, este set torna-se quase incontrolável, sendo que seus switches são extremamente limitados. Apenas Pokémon como Empoleon, Suicune e Porygon2 podem entrar de forma confiável e segura em MixMence. Sua capacidade de ser imprevisível é o que dá a este set tanta potência. Em diversos casos, o oponente é forçado a trocar para determinado Pokémon por causa de seu outro set perigoso - o set que utiliza Dragon Dance. Portanto, MixMence pode tirar vantagem de seus potenciais counters, abrindo caminho para seus parceiros de equipe acabarem com o resto do jogo.

Salamence

Embora este set não seja ofensivo como os outros, foi usado com um papel muito importante em times mais bulky. Sendo uma das poucas walls physical com recovery confiável e Defog, era praticamente obrigatório nesses tipos de time. O impacto deste set foi relativamente extenso (mesmo não sendo seu set mais popular na tier), já que ele forçava muitos Fighting-types como Infernape e Cobalion a usar moves como Hidden Power Ice e Stone Edge com mais frequência.

Outros sets como Choice Scarf ou Band e offensive Defog focado em SpD também existiam, o que com certeza aumentou sua insana versatilidade, mas os três acima tiveram o maior efeito sobre se Salamence era demais para a tier ou não.

Argumentos pró-ban

Para os argumentos a favor do banimento de Salamence, uma ampla maioria de jogadores trouxeram as mudanças recentes da tier, como os drops de Celebi, Conkeldurr e Sylveon, usando isto para justificar como Salemence era forte demais para a tier. Mas a maioria dos jogadores com um bom conhecimento deram melhores motivos, como sua capacidade de virar o jogo em um turno com Dragon Dance, forçando o scout de seus movesets devido a sua grande imprevisibilidade, centralizando a tier em geral. Embora Salamence fosse uma bênção para vários playstyles, ele também causou dores de cabeça excessivas tanto no teambuilding quanto em jogo. No final, contramedidas limitadas contra seus sets ofensivos em adição à excessiva presença ofensiva do metagame indicaram que um banimento era necessário.

Argumentos anti-ban

Jogadores que não queriam que Salamence fosse banido citaram sua insana versatilidade como uma bênção para a tier. Um Pokémon que era viável em quase todo playstyle poderia não ser forte demais, e sim extremamente polivalente. Os jogadores também disseram que seus moves com STAB mais fortes - Draco Meteor e Outrage - têm péssimas desvantagens. Além disso, afirmaram que Salamence era um dos únicos Pokémon que poderiam exercer qualquer papel em qualquer equipe (mais como um fator de "cola" por manter ameaças como Hydreigon, Celebi e Gyarados seguros). Por fim, uma grande parte dos argumentos anti-ban foram os mesmos do suspect test de Mega Pidgeot: sua fraqueza a Stealth Rock. Embora estes argumentos pareciam relativamente válidos na época do suspect, eles não foram suficientes para mudar o pensamento dos jogadores que votaram.


Conclusão

Quase que poeticamente, os dois lados da discussão focaram muito bem na versatilidade de Salamence e em o que ele trouxe para a tier. O lado pró-ban argumentou que Salamence e sua extrema imprevisibilidade prejudicava o teambuilding e possíveis padrões no jogo. Por outro ponto de vista, o lado anti-ban argumentou que a vasta utilidade de Salamence era necessária para manter a tier "unida" neste ponto. Salamence foi finalmente banido de UU com uma maioria de 67% dos votos, enquanto apenas uma maioria de apenas 51% era necessária para que Salamence fosse banido. Embora Salamence tenha sido um Pokémon de muito valor em UnderUsed durante um ano e meio, as mudanças recentes do metagame levaram ele para seu limite, e já era a sua hora de partir. Salamence deixará a tier em um estado com muitos Pokémon ofensivos, como Celebi, Hydreigon e Sylveon fazendo o show, mas seu banimento aliviou a pressão ofensiva em diversos playstyles, o que de pouco em pouco faz com que o metagame se torne mais saudável.

Artigo Anterior Início Artigo Seguinte